Cheap Soccer Cleats Michael Kors Outlet Cheap Soccer Shoes Nike LeBron 11 mercurial soccer adidas f5 indoor soccer shoes mizuno soccer cleats soccer cleats 2014 adipure soccer cleats
   

Plantão 24hs

Notícias
Notícias, Serviços, Clientes em destaque, Eventos e Dicas técnicas

Home » Serviços

[ -A  | +A ]
ANÁLISE DE ÓLEO EM TRANSFORMADORES
03/10/2019 - DELTA P

Clique na imagem para ampliar

Os transformadores são equipamentos utilizados para a produção, distribuição e armazenamento de energia elétrica e, na maioria das vezes, eles são preenchidos por óleo isolante (também chamado de fluído isolante ou dielétrico), derivado do petróleo. O principal objetivo dessa substância é garantir o arrefecimento das máquinas e, além disso, isolar o núcleo condutor do sistema. Por esse motivo, ele é essencial para o funcionamento correto do equipamento e, assim, é necessário realizar a análise de óleo de transformador periodicamente, como forma de averiguar todas as condições do fluído, bem como a presença ou não de anomalias na substância.

Com a análise de óleo de transformador, é possível prever a durabilidade do equipamento, bem como a necessidade de troca de fluido, reposição de peças ou procedimentos de manutenção preventiva e corretiva. Assim, podem-se elaborar soluções que evitem falhas e, consequentemente, garantam o funcionamento do transformador, com garantia da produtividade.

Os ensaios mais comuns para óleo mineral isolante, resumidamente, são:

CROMATOGRAFIA: Determina a concentração dos gases dissolvidos no óleo mineral isolante. A formação de gases em equipamentos elétricos imersos em óleo pode se dar devido ao processo de envelhecimento natural e/ou em maior quantidade, como resultado de defeitos. A operação em presença de defeitos pode causar sérios danos aos equipamentos logo, é de grande interesse que se possa detectar o defeito em seu estágio inicial de desenvolvimento, podendo a natureza e importância dos defeitos ser precisadas a partir da composição dos gases e da rapidez com que são formados.

ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA: Determina a condição de isolação e o estado de envelhecimento do óleo mineral isolante. Os resultados são comparados aos valores pré-estabelecidos em Normas. Valores fora dos limites especificados indicam necessidade de tratamento termo vácuo, substituição ou regeneração do óleo mineral. A definição de cada ensaio segue abaixo:

COR: Um rápido aumento da cor indica deterioração ou contaminação do óleo.

TEOR DE ÁGUA: Um elevado teor de água acelera a deterioração química do papel isolante e é indicativo de condições de operações indesejáveis, que requerem correções.

RIGIDEZ DIELÉTRICA: Serve para medir a capacidade de um óleo suportar tensões elétricas e indicar a presença de contaminantes como água e partículas condutoras.

FATOR DE PERDAS DIELÉTRICAS: Um alto fator de perdas é uma indicação de presença de contaminantes ou de produtos de deterioração, como umidade, carbono ou matérias condutoras, sabões metálicos e produtos de oxidação.

TENSÃO INTERFACIAL: Indica a presença de contaminantes polares que são substâncias quimicamente ativas e, portanto, vão acelerar o envelhecimento do óleo.

ACIDEZ: Indica que o óleo contém qualquer material ácido que além de aumentar a oxidação do óleo e formar borras, pode também promover a degradação do papel.

ANÁLISE DE FURFURALDEÍDO: Analisa o estado de envelhecimento do papel isolante, através da análise de derivados de furanos dissolvidos no óleo mineral isolante. Possibilita o planejamento da substituição do transformador com base de informações técnicas de envelhecimento e não da idade cronológica do equipamento.

ANÁLISE DE TEOR DE PCB: A análise de teor de PCB segue uma norma que traz recomendações especificas sobre a situação do óleo, e permite saber a situação da contaminação de ascarel que é uma combinação de hidrocarbonetos derivados do petróleo analisando o Teor de PCB presente no óleo. A Determinação de PCB em líquidos isolantes não halogenados é realizada por dois métodos distintos. A técnica específica, é baseada na dosagem de íons cloreto oriundos das moléculas de bifenila policlorada. E o método cromatográfico que é de acordo com a dosagem utilizando padrões e comparações de áreas em curvas de calibração.

 

Solicite seu orçamento através dos contatos:

Fone: (51) 3475 4700

Whatsapp: (51) 9 9505-2997

E-mail: comercial@eletromax.com.br

Eletromax - Plantão 24h: (51) 9 8416 3069

   

Início | Institucional | Serviços | Fornecedores | Clientes | Notícias | Contato | Eventos | Artigos | Trabalhe Conosco
Todos direitos reservados 2019 Eletromax
Fone: (51) 3475 4700 / 99660 5765 / 99919 8912