Cheap Soccer Cleats Michael Kors Outlet Cheap Soccer Shoes Nike LeBron 11 mercurial soccer adidas f5 indoor soccer shoes mizuno soccer cleats soccer cleats 2014 adipure soccer cleats
   

Plantão 24hs

Notícias
Notícias, Serviços, Clientes em destaque, Eventos e Dicas técnicas

Home » Serviços

[ -A  | +A ]
TESTES EM PARA-RAIOS
08/08/2019 - O SETOR ELÉTRICO

Clique na imagem para ampliar

INTRODUÇÃO

Os para-raios funcionam de forma similar a uma válvula de segurança. Quando a diferença de potencial com relação à terra superar determinado valor, o para-raios produz descarga para a terra, de forma a manter a tensão dentro de um limite determinado.

Atualmente, são de uso comum dois tipos de para-raios: do tipo convencional (com centelhadores), e para-raios de óxido de zinco (ZnO, sem centelhadores).

Existem também dois tipos de isoladores para os para-raios, de porcelana e os poliméricos. Os poliméricos possuem várias vantagens; não quebram nem racham, não explodem, reduzindo assim os riscos de acidentes com seres humanos e outros equipamentos próximos, e não têm espaços vazios, o que evita a entrada de umidade. 

Os ensaios realizados nos para-raios em manutenções preventivas são os mesmos, independentemente do tipo do para-raios e do tipo de seus isoladores.

 

1. MANUTENÇÃO PREVENTIVA:  INSPEÇÕES E ENSAIOS

1.1 Inspeções Periódicas

Basicamente, o que se aplica aos para-raios periodicamente, enquanto eles estão em operação, são apenas inspeções visuais, dos isoladores, aterramento, contador de descargas e corrente de fuga (caso possuam amperímetro instalado) e suporte.

 

1.2 Ensaios

Alguns ensaios podem entrar no programa de manutenção dos para-raios, sendo que os seguintes testes são os mais aplicados de forma geral:

  • Medição das Perdas Dielétricas;
  • Medição da Resistência Ôhmica de Isolamento;
  • Inspeção Termográfica.

A seguir são descritos os procedimentos adotados em cada ensaio:

a) Medição das Perdas Dielétricas

Após a limpeza completa dos para-raios, são realizados os ensaios de isolamento. Os resultados podem variar bastante de acordo com o tipo e o fabricante do equipamento. Assim, a melhor forma de avaliação dos resultados é a comparação com o histórico de medições anteriores realizadas nos para-raios. Em caso de ausência desse, pode-se utilizar como guia, medições realizadas em para-raios de mesmo tipo e fabricante em outros locais.

Variações grandes do valor medido de perdas dielétricas, podem indicar vedação defeituosa e penetração de umidade no equipamento. Nesses casos, recomenda-se fazer um acompanhamento mais detalhado com medições realizadas com intervalos mais curtos para verificar a evolução dos valores medidos. O para-raios deve ser totalmente desconectado do sistema antes da realização dos ensaios.

b) Medição da Resistência Ôhmica do Isolamento

A medição da Resistência Ôhmica do Isolamento dos para-raios é realizada através do uso de um Megôhmetro e tem como finalidade avaliar o estado do isolamento do equipamento. A tensão de ensaio deve ser de 2500Vcc em para-raios de alta tensão e a aplicação deve ser realizada por um minuto.

Como na medição das perdas dielétricas, a melhor forma de avaliação dos resultados é a comparação com histórico do próprio equipamento.

c) Inspeção Termográfica

A Inspeção Termográfica serve para o acompanhamento da evolução de possíveis pontos quentes nos equipamentos que podem indicar a sua degradação ao longo do tempo e identificar a necessidade de substituição.

 

Entre em contato com a Eletromax Soluções Elétricas para fazer Laudos de SPDA, através do contato:

51 3475 4700

comercial@eletromax.com.br

PLANTÃO 24H: 51 98416 3069

   

Início | Institucional | Serviços | Fornecedores | Clientes | Notícias | Contato | Eventos | Artigos | Trabalhe Conosco
Todos direitos reservados 2019 Eletromax
Fone: (51) 3475 4700 / 99660 5765 / 99919 8912