Cheap Soccer Cleats Michael Kors Outlet Cheap Soccer Shoes Nike LeBron 11 mercurial soccer adidas f5 indoor soccer shoes mizuno soccer cleats soccer cleats 2014 adipure soccer cleats
   

Plantão 24hs

Notícias
Notícias, Serviços, Clientes em destaque, Eventos e Dicas técnicas

Home » Serviços

[ -A  | +A ]
ENERGIA SOLAR E OPORTUNIDADES PARA O RS
17/06/2016

Clique na imagem para ampliar

ENERGIA SOLAR E OPORTUNIDADES PARA O RIO GRANDE DO SUL

A geração de energia fotovoltaica é a que mais cresce no mundo. No ano passado, ela teve um incremento de 33% em relação ao ano anterior. Aqui no Rio Grande do Sul, o tema tem sido tratado como prioridade dentro da Secretaria de Minas e Energia. Várias ações estão em andamento para desenvolver esta cadeia produtiva e, entre elas, cito a criação de um grupo de trabalho (GT Solar), a elaboração do Atlas Solarimétrico, a publicação de um decreto beneficiando quem quer produzir a sua própria energia e mais um programa de incentivo está em fase de preparação.

O Decreto nº 52.964, que entrou em vigor no último dia 1 de junho, isenta de ICMS a mini e microgeração de energia para consumo próprio. Essa é a primeira vez na história que os gaúchos recebem tal incentivo. Na esteira desse programa, outro está sendo preparado e deverá ser lançado nas próximas semanas. Trata-se do Programa RS Energias Renováveis, que vai permitir, entre outros, o acesso a linhas de crédito junto aos bancos de fomento para construção de empreendimentos ligados à cadeia fotovoltaica.

Com os incentivos ofertados e o aumento da procura, espera-se, como consequência, uma gradativa redução nos preços dos equipamentos para geração de energia solar, ainda considerados caros. Os benefícios em longo prazo, entretanto, compensam o investimento. Atualmente, o Rio Grande do Sul é o quarto estado brasileiro em potência instalada, com 352 conexões de micro e minigeração distribuída registrados na Aneel.

Sabemos que temos um grande potencial para gerar energia a partir do sol, mas agora queremos saber em que proporção. É o que deverá responder o Atlas Solarimétrico, que está em fase de elaboração e com previsão de lançamento para 2017. A exemplo do Atlas Eólico, que já existe, ele vai quantificar e mostrar onde está o potencial do RS nessa área e também será uma espécie de cartão de visitas para atrair novos investidores.

Esse é apenas o começo do trabalho em favor da expansão das energias limpas e renováveis na matriz energética do Estado. Muito já se fez e muito ainda está por ser feito. O fato é que a geração de energia, não importa a fonte, é vista pelo governo do Estado como fator estratégico para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Temos procurado agir à altura desse desafio, e tenho certeza que muitas outras notícias boas neste setor ainda estão por vir.

Secretário de Minas e Energia/RS

 

Lucas Redecker

   

Início | Institucional | Serviços | Fornecedores | Clientes | Notícias | Contato | Eventos | Artigos | Trabalhe Conosco | Controles | Calendário 2013
Todos direitos reservados 2017 Eletromax
Fone: (51) 3475 4700 / 3051 4700