Cheap Soccer Cleats Michael Kors Outlet Cheap Soccer Shoes Nike LeBron 11 mercurial soccer adidas f5 indoor soccer shoes mizuno soccer cleats soccer cleats 2014 adipure soccer cleats
   

Plantão 24hs

Termografia

O que é Termografia

 Foto TransformadorTermograma Transformador

A Termografia é a técnica que estende a visão humana através do espectro infravermelho. A vibração de campos elétricos e magnéticos que se propagam no espaço a velocidade da luz, gera uma onda eletromagnética, e o conjunto de ondas eletromagnéticas formam o espectro eletromagnético. O Infravermelho é uma freqüência eletromagnética naturalmente emitida por qualquer corpo, com intensidade proporcional a sua temperatura. A termografia hoje tem um papel muito importante na área de manutenção preditiva. Através da sua utilização, é possível eliminar muitos problemas de produção, evitando falhas elétricas, mecânica e fadiga de materiais.

 Foto PosteTermograma Poste

O que são os Raios Infravermelhos?

Termografia e Radiação infravermelha

A aplicação da radiação infravermelha ou termografia é o uso de uma câmera infravermelhas para «ver» ou «medir» a energia térmica que é emitida por todo objeto ou material existente na natureza. A energia térmica ou infravermelha é luz não visível, já que seu comprimento de onda é muito longa para ser detectado pelo olho humano. Faz parte do espectro eletromagnético e é percebida pela pele como sensação de calor. Ao contrário da luz visível, no mundo infravermelho, todos os materiais com uma temperatura acima de zero absoluto emitem calor. Mesmo os objetos muito frios, como cubos de gelo, emitem luz infravermelha.

Visualizando a Radiação Infravermelha

Quanto mais alta a temperatura do objeto maior será a radiação infravermelha emitida. A radiação infravermelha nos permite ver o que os olhos não vêm. As câmeras de termografia infravermelha produzem imagens visuais da radiação infravermelha e calculam medições precisas de temperatura sem contato com o objeto. Em geral, quase todo componente elétrico e mecânico fica sobreaquecido antes de falhar , o que faz as câmeras infravermelhas ferramentas diagnósticas extremamente valiosas para a detecção precoce de falhas. Além disso seu uso tem se disseminado em aplicações tais como melhoria de processos de fabricação, economia de energia, controle de qualidade de produto,  segurança do trabalho, medicina, veterinária.

 Foto ContatorTermograma Contator

Termovisor (Câmara Infravermelha)

 

A Câmera de termovisão transforma uma radiação infravermelha invisível em uma imagem visível. Detecta a energia emitida por um objeto, modifica esta energia e nos mostra a imagem infravermelha.

 

 Assim, a termografia infravermelha é o mapeamento sem contato e análise dos padrões térmicos da superfície de um objeto. Para formação de uma imagem térmica, devemos ter diferenças de temperatura. Se tivermos uma superfície com temperatura constante, não se formará nenhuma imagem.

 

Termovisor T300 Flir

 

A Eletromax trabalha com o poderoso Termovisor T300 Flir. 

TERMOVISOR COMPACTO E PODEROSO.
O termovisor FLIR  T300 é um equipamento profissional de última geração, avalie algumas características abaixo: 
Sobreposicionamento de Imagem
Com sua característica de Sobreposicionamento de Imagens você poderá combinar a luz visível e a infravermelha, o que revelará os problemas ocultos com facilidade. Rapidez para a emissão de relatórios das áreas com problemas com a ajuda do software QuickReport da FLIR. Este software inclui ferramentas de fácil organização de imagens e planilhas de relatórios que lhe ajudarão a manter toda sua atenção na inspeção IR.
Usos industriais para a Série-T de FLIR
Os exemplos de tarefas industriais — onde as câmeras Série-T são ferramentas indispensáveis para os profissionais de termografia na detecção de anomalias antes que se convertam em uma avaria maior - seriam: supervisão de processos de produção, medição do desenvolvimento de calor em dispositivos elétricos e mecânicos e muito mais.
 
 

Características principais dos Termovisores FLIR T300:

  • Resolução IR de 320x240 pixels (T300)
  • Função Delta T
  • Sobreposicionamento de Imagem (ajustável)
  • Apontador láser
  • Câmera visual ( 3.1MP para T300)
  • Luzes auxiliares de iluminação incorporadas
  • Galeria de mini-imagens
  • Comentários de voz de 60s
  • Pequenos e leves
  • Alarme de condensação e de iSodamento (FLIR B200/B300)

Janela de Inspeção Termográfica

 
 
 
 
As Janelas de Inspeções Termográficas são desenvolvidas para permitir que o Termografista consiga visualizar e gravar as imagens térmicas durante a inspeção, sem a necessidade de abrir os painéis.
A Termografia Infravermelha têm sido usada já há vários anos para inspecionar equipamentos e componentes elétricos. Anormalidades térmicas são detectadas e associadas com falhas elétricas, que potencialmente poderiam causar situações de risco, danos a equipamentos e paradas de produção. Uma das maiores preocupações durante uma inspeção são as medidas de segurança para evitar explosões, arcos elétricos e choques quando da abertura dos painéis.
Uma Janela de Inspeção Termográfica é basicamente uma lente composta de material polímero ou Cristal, juntamente com uma base plástica de alta resistência ou de Alumínio Naval. A lente permite a passagem da radiação infravermelha na freqüência utilizada pelos termovisores para inspeção.

BENEFÍCIOS

O maior benefício obtido com a utilização da janela de inspeção Termográfica é em relação à segurança, pois se torna possível fazer a medição termográfica dos componentes internos ao painel, sem a necessidade de abrir a porta dos mesmos. Tal procedimento é necessário para adequação a nova norma NR-10. Há também uma vantagem em relação ao tempo necessário para se executar uma inspeção, pois a inspeção torna-se mais rápida com o uso das janelas e sem abertura dos painéis. 

 
INSTALAÇÃO
 
A instalação é simples, é feita uma abertura na porta do painel, e a janela é afixada. É importante destacar que as janelas têm classificação IP65, portanto sua instalação não compromete as características do painel em termos de resistência/entrada de umidade e poeira.
Utilizando-se um Termovisor, é feito um estudo de qual seria o posicionamento ideal das janelas nas portas dos painéis.


Consulte agora este serviço por e-mail,
CLIQUE AQUI ou ligue (51) 3475-4700.

Princípios da Termografia:

A inspeção termográfica é uma técnica não destrutiva, geralmente executada com o sistema em operação normal a plena carga, sem necessidade de paralisações que permitem a verificação de temperaturas ou observação de padrões diferenciais de distribuição de calor em componentes, equipamentos e processos, a partir da radiação infravermelha emitida por esses corpos com o objetivo de proporcionar as devidas informações relativas às condições operacionais.
Esta técnica de inspeção permite a obtenção de imagens térmicas de componentes, chamadas termogramas, onde se torna então possível analisar os níveis isotérmicos (calor) distribuídos em componentes e equipamentos elétricos. É realizada com os equipamentos e sistemas em pleno funcionamento, de preferência nos períodos de maior demanda, quando os pontos deficientes tornam-se mais evidentes, possibilitando a formação do perfil térmico dos equipamentos e componentes nas condições normais de funcionamento no momento da inspeção.


Aplicações:
A termografia pode localizar pontos quentes, determinar a severidade do problema e ajudar a estabelecer o período de tempo do qual o reparo pode ser realizado. Ela é muito útil quando se inspecionam componentes em interiores tais como: centro de controle de motores, painéis elétricos em geral, conectores, disjuntores, seccionadoras, interruptores etc. Adicionalmente componentes em exteriores como subestações, mecanismos de desconexão em geral, transformadores, conexões de cabos, etc.

Benefícios:
- Detectar problemas em potencial e/ou que seguramente evoluirão para falhas nos sistemas elétricos antes de uma parada forçada do equipamento ou da fábrica toda;
-
Redução da duração das paradas e dos reparos de emergência;
-
Redução do número de homens-hora gastos em manutenções preditivas por localizar com exatidão as áreas que necessitam de intervenção, diminuindo ou até eliminando atuações em áreas desnecessárias.
-
Minimizar os tempos e custos de parada programada por permitir que as peças de reposição necessárias estejam disponíveis antes da parada, adquiridas sem pressa e muitas vezes por um preço menor que durante as paradas de emergência;
-
Aumento significativo da vida útil dos equipamentos;
-
Aumento da eficiência dos programas de manutenção preditiva e preventiva;
- Prevenção de acidentes, lesões pessoais e danos ao patrimônio da empresa.

Critérios de Localização de Componentes Aquecidos:
- No instante em que inspeciona um componente elétrico, o inspetor da Eletromax realiza uma rigorosa seleção preliminar para determinar se este componente se encontra em situação normal ou não; neste caso será registrado para posterior diagnóstico informando no relatório entregue ao cliente.
- Esta pré-seleção é feita utilizando-se os seguintes equipamentos: Termovisor modelo T300 - Flir, Anemômetro digital e Alicate amperímetro.
- Nesta fase, serão anotadas temperatura do componente, temperatura ambiente, velocidade do vento, carga do componente no momento da medição.

Máxima Temperatura Admissível:
- Utiliza-se como máxima temperatura admissível de componentes de diversos fabricantes, valores indicativos obtidos, através de ensaios e experiência em campo, de acordo com a classificação abaixo:
              *Alta Tensão:
                - Componentes com tensão de trabalho acima de 1 kV;
                - MTA = (30ºC + Temperatura Ambiente). 

Obs. Considerando-se o Pára-raios um equipamento de alto risco o seu MTA = (1ºC + Temperatura Ambiente).

               *Baixa Tensão:
                 - Cabos isolados e terminais Ë MTA = 70ºC
                 - Barramentos e Conexões (Cobre/Alumínio) Ë MTA = 100ºC
                 - Contatos e Articulações de Seccionadoras e Disjuntores Ë MTA = 100ºC
                 - Corpos de Fusíveis  Ë MTA = 100ºC

- As falhas elétricas detectadas são classificadas segundo critério de prioridade de manutenção, as quais levam em conta a carga e a velocidade do vento, calculando-se a temperatura que o componente

Consulte agora este serviço por e-mail, CLIQUE AQUI ou ligue (51) 3475-4700.
 

Início | Institucional | Serviços | Fornecedores | Clientes | Notícias | Contato | Eventos | Artigos | Trabalhe Conosco | Controles | Calendário 2013
Todos direitos reservados 2017 Eletromax
Fone: (51) 3475 4700 / 3051 4700